CONSULTA DE CRÉDITO

11/12/2024

ATA Reunião - Segurança do Comércio

Acompanhe a seguir o resumo da reunião realizada neste mês de dezembro.

Registro de Reunião

Tema: Segurança no Comércio
Data: 03/12/2024
Horário: 18h30
Local: Salão de Eventos ACIA
Mediador: Tenente Terra


Assuntos Abordados:

1. Possibilidade de Retomar o Patrulhamento a Pé        
O Tenente Terra informou que, em geral, os policiais em formação são os que participam dos reforços a pé. Atualmente, os cursos de formação da Academia de Polícia acontecem em Poços de Caldas, não dispondo Alfenas da possibilidade de patrulhamento com o apoio dos estudantes da Academia e nem com os efetivos, devido ao baixo contingente da Polícia Militar e Guarda Municipal. A fim de minimizar os impactos, durante o fim de ano, como forma de intensificar a vigília, policiais do setor administrativo são deslocados para reforçar o policiamento nas ruas e a ronda motorizada, que dá ao agente a possibilidade de deslocamento e cobertura de uma área maior com grande agilidade.

2. Reforço do Exército no Distrito Industrial      
O Tenente Terra esclareceu que não é possível obter reforço do Exército para atuação no Distrito Industrial, pois essa não é a área de atuação dos mesmos.

3. Impactos da "Saidinha" na Segurança da População
Discutiu-se os impactos da "saidinha" de presos na segurança da população, especialmente no período de fim de ano. Visto a impossibilidade de impedi-la, foram destacadas as seguintes recomendações:

  • Maior cuidado com carros estacionados, objetos de valor dentro dos mesmos e, antes de entrar ou sair, ficar bem atento;
  • Atenção redobrada com residências abertas ou destrancadas;
  • Vigilância sobre vitrines e gôndolas vulneráveis e objetos que possam ser alvo de furtos e roubos.

4. Trânsito e Uso de Bicicletas Motorizadas        
Foi discutido o uso crescente de bicicletas motorizadas no trânsito, sendo destacado que atualmente não existe lei que permita a apreensão desses veículos.

5. Festas e Luais       
Falou-se sobre as festas clandestinas e luais que ocorrem, por vezes, simultaneamente, com som alto, uso de drogas e abuso de bebidas, além do grande número de pessoas. Foi ressaltada a importância da denúncia, uma vez que só é considerado crime quando há vítima, ou seja, é necessário que alguém denuncie e registre um Boletim de Ocorrência (BO).

6. Moradores de Rua          
Foi levantada a questão da quantidade de moradores de rua e a atratividade que Alfenas oferece para que escolham a cidade como local de atuação. Alguns dos presentes levantaram a possibilidade da implantação de placas com a mensagem "Não Dê Esmolas", como já é feito em outras cidades. Para esse tipo de implementação, já houve reuniões da ACIA com entidades envolvidas, sendo necessária a realização e promoção de campanhas de conscientização em vídeo, com abordagens mais humanizadas, como campanhas de apoio e assistência social, tudo dentro da Lei Padre Júlio Lancellotti. Esta é a lei que combate a aporofobia, ou seja, o preconceito contra pessoas pobres, e garante que as pessoas em situação de rua sejam tratadas com respeito e tenham acesso a condições de vida mais dignas.

7. Demonstração do Mapa de Calor         
Houve a demonstração do mapa de calor, que evidencia as áreas mais comprometidas da cidade, com comparação dos dados com anos anteriores.

8. Triângulo do Crime        
Após apresentadas todas as vulnerabilidades identificadas, as quais não temos controle, pois vêm de uma esfera bem acima de nossas possibilidades, o Tenente Terra apresentou uma solução que cada cidadão e empresário pode adotar para minimizar as possibilidades de ser vítima: eliminar uma das pernas do Triângulo do Crime. A Teoria do Crime deduz que, para que uma ocorrência aconteça, são necessárias três situações: uma vítima em potencial, um infrator motivado e um ambiente propício. Se esses fatores ocorrerem no mesmo local e no mesmo espaço temporal, é fato que haverá uma ação criminosa.

Exemplos Focados no Comércio:

Infrator Motivado:

  1. Ausência ou posicionamento inadequado de câmeras.
  2. Criminosos identificam vulnerabilidades frequentes.
  3. Alto volume de fluxo de dinheiro em estabelecimentos.
  4. Baixo índice de denúncias.
  5. Rotina previsível de comércios.

Alvo Adequado (vitima) :

  1. Vitrines com objetos valiosos expostos.
  2. Falta de sistemas de alarme ou monitoramento.
  3. Estoques vulneráveis de fácil alcance.
  4. Funcionários despreparados.
  5. Iluminação inadequada interna e externa, com pontos cegos.

Ausência de Guardiões (ambiente propício):

  1. Falta de segurança privada e monitoramento das câmeras 24h para acionar as autoridades em caso de crime.
  2. Ausência de funcionários visíveis, atentos e circulando pelo local para desestimular furtos internos e externos.
  3. Ausência de câmeras de monitoramento visíveis e bem sinalizadas.
  4. Desatenção de moradores e comerciantes com situações suspeitas.
  5. Falta de rede de apoio (grupos de WhatsApp, vizinhança segura, botão de pânico, etc.).

Encerramento:
Nada mais havendo a tratar, a reunião foi encerrada.

Palavras-chave: alfenas, acia, ata-de-reu

Oi, tudo bem? Clique em algum dos setores abaixo e fale conosco pelo Whatsapp.

Vamos conversar no WhatsApp?